• Eliana N Barboza

EMPREENDEDORA, QUAL O SEU NÍVEL DE HETERONOMIA?

Ao longo do último ano tenho trabalhado com muitas empreendedoras e gostaria de fazer uma pergunta:

- Você abriu seu próprio negócio porque viu uma oportunidade de mercado ou porque estava sem emprego?

Segundo o Portal do Empreendedor- MEI- no inicio de Julho de 2019 cerca de 185 mil microempresários haviam optado pelo sistema de recolhimento de tributos em valores fixos mensais(Simples Nacional). O número é 19% acima do verificado em fins de dezembro de 2018.

Tenho observado, que grande parte das empreendedoras que atendo, procura alternativas para obter trabalho e renda, e decidem trabalhar por conta própria, pois precisam de sustento próprio ou familiar e vêem o emprego tradicional, como algo raro de se conseguir.

Por um lado, esse espírito de empreender é saudável, mas será que ter disposição de arriscar e sair da zona de conforto é o suficiente?

No meu entendimento, o maior problema dessa empreendedora por necessidade, é surgir em um momento de vida do qual não se preparou para isso, e desta forma ainda não consegue ter autonomia em suas decisões, pois trabalhou muito tempo de carteira assinada, tendo subordinação, submissão e sempre com um chefe ou coordenador que a comandava

e que pensava e criava a melhor estratégia para o trabalho.

E agora, você se transformou em uma empreendedora, abriu o seu tão sonhado MEI, alugou um espaço para trabalhar, preparou cartões e não sabe agir sozinha nem delegar tarefas!

Nesse momento você empreendedora deve exercitar algo importantíssimo: praticar a AUTONOMIA e reduzir cada vez mais a HETERONOMIA.

Siga em frente na sua jornada, e se precisar estarei por aqui para te ajudar!

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Google Classic